Saludo ao sol: uma das práticas mais conhecidas do yoga que perdurou por milhares de anos
O saludo ao sol é uma das práticas mais conhecidas do yoga. Sua prática é realizada em frente ao sol, e é considerada também como um ritual sagrado.
Para muitas culturas, o sol é considerado um Deus durante milhares de anos, principalmente com as civilizações antigas que trabalhavam com a agricultura. E se você parar para pensar, o sol tem uma importância extrema para o cultivo de plantas e criação de animais, e também para a nossa vida, afinal sem ele nós não poderíamos existir.
O saludo ao sol trabalha exatamente nisto, em dedicar um momento para agradecê-lo por nos fazer existir, e também dar-nos um tempo dedicado a nós mesmos onde realizamos uma mescla de atividade física, agradecimento, concentração e respiração.
Neste texto iremos conhecer um pouco mais sobre a importância do saludo ao sol tanto para quem pratica o yoga, assim como a razão de porque esta prática perdurou por tantos anos e ainda é famosa até os dias de hoje.
O que é exatamente o saludo ao sol?
O saludo ao sol é uma das mais conhecidas sequência de movimentos rotacionais de yoga onda busca realizar movimentos físicos, mesclados com a concentração e respiração.
Durante a sequência repetitiva, que muito parece com um ritual ou oração, o praticante poderá executá-las na velocidade que preferir. Estes movimentos irão focar o estiramento dos músculos e aquecimento corporal em um período de tempo muito curto, assim como movimentar o corpo em diversas direções e estimular a circulação sanguínea.
Esta movimentação, a qual é realizada com o mesmo espaço de tempo que você realiza a sua respiração, ajuda a exercitar movimentos físicos e cardiovasculares, assim como nos transmite a sensação de bem estar, tanto pela forma em que executamos os exercícios, como pela própria forma ritualística.
Quando praticar o saludo ao sol?
Devido a prática estar muito relacionada com um ritual, o saludo ao sol é mais frequentemente praticado durante a manhã. Tal execução nos transmite uma sensação de bem estar, assim como uma melhor facilidade de concentração e uma maior habilidade de enfrentar os nossos afazeres do dia a dia.
Apesar de a prática ser recomendada durante a manhã, não existe uma regra rígida sobre esta, poderá ser praticada a qualquer hora do dia e os resultados serão atingidos da mesma forma.
É indicado que antes da prática do yoga, o executante tenha se alimentado de forma muito leve, pelo menos 2 ou 3 horas antes da prática, para assim atingir melhores resultados.
Visto que a pŕopria prática da atividade realizar alongamentos musculares, não é solicitado que o praticante de yoga realize alongamentos antes. Basta obter um local fresco e seco, preferencialmente em silêncio ou com uma música calma, em um ambiente onde se sinta cômodo.
A prática pode ser realizada individualmente ou acompanhada por um amigo ou familiar. Existem diversos vídeos no youtube que ensinam a realizar as sequências, estas que são muito mais simples que outras formas de yoga.