Yoga

O hábito da prática da yoga 

Pratico yoga há muitos anos e é algo que faz parte da minha vida e eu não consigo me imaginar sem ela. A yoga é uma prática que me relaxa e permite que eu me conecte comigo mesma. Eu cultivei o hábito de tirar trinta minutos do meu dia, quatro vezes por semana, para adotar essa ação, que eu encaro como um estilo de vida. Gosto muito de ler sobre a yoga e não consigo imaginar a minha vida sem ela. Quem não conhece muito sobre a técnica, sempre pergunta se a yoga é um esporte. Os esportes que eles conhecem têm muito a ver com vários campeonatos mundiais, várias celebrações e usos do betfair bonus, então, estando tão longe do yoga, é natural que não o vejam como esporte. E você, o que acha a respeito?

Quando iniciou a prática da yoga

Não existe um consenso sobre o ano exato do advento do yoga. Alguns estudiosos nos contam que ela iniciou há muito mais de seis mil anos atrás. Consegue fazer essas contas? É muito tempo, não é mesmo?

Onde e quem iniciou a yoga

Essa prática milenar teve início na Índia e foi criada por Shiva, um dos deuses do hinduísmo.

Afinal, yoga é esporte?

Pelos benefícios que a yoga traz, muitos acreditam ser esta prática um esporte. Apesar de ter se popularizado nos últimos anos, sendo encontrada, inclusive em academias de desportos, a yoga não é um esporte. Os praticantes, assim como eu, compreendem que a yoga possibilita uma forma de viver melhor, com atitudes mais salutares trazendo, inclusive, a forma de se relacionar com o outro mais harmoniosa. Claro que é perceptível, nos praticantes, a mudança no corpo, para melhor, mas ainda assim, a yoga não está no rol dos esportes.

Muito além do que exercitar o esqueleto

Isso mesmo, a yoga traz excelentes benefícios para o corpo, na questão da flexibilidade e da melhora do tônus muscular, e ela ainda impacta positivamente em vários processos corporais, como o respiratório, a circulação sanguínea e o metabolismo como um todo. A mudança no corpo é perceptível para aqueles que a praticam com frequência. No meu caso, me considero uma aprendiz de yoga, ainda que eu a realize, em média, quatro vezes por semana.

Descobrindo o meditar na imersão

Quando comecei a desenvolver a yoga, eu ficava encantada com o poder de concentração do meu guia. Abrindo um parêntese, o guia é o treinador de yoga. Voltando ao tema concentração, eu imaginava que nunca poderia entrar nessa viagem do concentrar. Pensei, por um instante, deixar de praticar, mas acabei não desistindo e com a prática, costumo, não apenas me concentrar como meditar, viajar num mundo só meu.

Diminuição do stress

A atenuação do nível de stress, é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da yoga; afinal, vivemos tempos de correria, de horários e obrigações. Tirarmos um momento para a nossa conexão com o nosso eu traz um certo alívio aos nossos pensamentos acelerados, diminuindo, gradativamente, o nosso nível de esgotamento mental.

Vários modos da prática da yoga

Pois é, se você pensa que a prática da yoga tem uma forma única, venho lhe dar a notícia que ela se apresenta em vários estilos, apesar de todas terem origem em uma, que é a chamada Hatha Yoga. Vale ressaltar que cada estilo tem o seu propósito.

Yoga é arte e conexão com o próprio eu

Fica muito claro que, apesar da yoga não ser classificada como um esporte, na sua prática ela mexe, além da sua mente, com o seu corpo, proporcionando mudanças consideráveis e positivas no físico e levando o praticante a sua conexão ou até mesmo reconexão do seu corpo a sua mente, fazendo com que você entenda o seu eu e viva da melhor forma, no coletivo.