Tai Chi e Yoga, atividades que buscam os mesmo resultados, através de movimentos diferentes
Seja você um praticante de yoga ou tai chi, pode já ter percebido algumas semelhanças entre estas duas atividades físicas.
Apesar de ambas as atividades serem efetivamente diferentes visualmente, seja em suas formas de movimento, como suas origens, tanto yoga como tai chi buscam resultados muito parecidos: a calma mental, controle de emoções e também estar conectado com o seu próprio ser.
Em um mundo extremamente movimentado e cheio de atividades, passamos muito tempo focados em trabalhar muitas horas para manter um bom conforto e dar atenção a nossa família, no entanto, quanto mais estamos empenhados com atividades que exigem uma grande concentração mental, mais o nosso corpo precisa de um espaço para praticar atividades beneficente a nós mesmos. Tanto yoga como tai chi, parecem estar em crescimento exatamente por preencher esta necessidade.
Quais as semelhanças e diferenças?
Tanto tai chi como yoga, buscam o relaxamento mental, levando a nossa concentração longe dos nossos afazeres e trazendo para o momento presente.
Como você já deve ter percebido, existem diversos tipos de yoga, mas a semelhança entre estes é exatamente a forma que nos movimentamos com lentidão e segurando posturas por alguns segundos.
As posturas do yoga foram desenhadas de certa forma que ao manter a posição por um certo tempo, diversos músculos do nosso corpo entram em alongamento profundo, fazendo com que nossa mente seja “forçada” a concentrar ao momento presente. Juntando tais posturas, a concentração de movimento e o foco em nossa respiração por aproximadamente uma hora (tempo médio de uma aula de yoga), entramos em uma meditação profunda. Ao final da prática, o executante irá sentir um grande bem estar.
O tai chi por sua vez, realiza movimentos lentos, mas constantes. A sua prática busca trabalhar a movimentação da nossa energia corporal através do movimento e acalmar a nossa mente. Enquanto o nosso corpo está acostumado a executar funções com velocidade, o tai chi força-nos a focar no momento presente através da execução de movimentos com sutileza e constância realizando uma modificação química em nossa mente e ajudando a melhorar o nosso humor, nos tornando positivos e em paz conosco mesmos.
Que tal combinar yoga com tai chi?
Desde a última década, nós humanos passamos a sentir a necessidade da prática de atividades que estimulem a calma mental e estabilidade emocional, e por isso, viu-se um grande crescimento na prática de tai chi, mas principalmente de yoga.
Devido a um grande crescimento na prática de yoga, passou-se também a existir diversas modalidades da prática, modelos que se adaptaram dos modelos originários de yoga, com atividades físicas inventadas recentemente, ou modelos já existentes e mesclados com o próprio yoga. E se você pensou em mesclar tai chi com yoga, wala! Pois isso é totalmente possível e já existem pessoas que realizam esta prática.
Tal mescla ou criação pode entrar em conflito com alguns praticantes que preferem os modelos originais, dando a impressão que existe a tentativa de modificação com uma prática que já apresenta resultados positivos durante muitos anos.
Para falar a verdade, todos somos livres de executar qualquer atividade que bem entendemos, visto que os únicos beneficiados com as práticas de atividades físicas é o próprio praticante.