A respiração consciente é o que faz o yoga ser uma atividade física e espiritual
A importância da respiração controlada vem tomando uma relevância cada vez maior com o passar dos tempos. As pessoas têm notado cada vez mais a importância de manter uma respiração controlada, devido aos efeitos para o corpo e mente, principalmente em um mundo moderno, onde estamos cada vez mais empenhados com nossas rotinas diárias.
Com o yoga, a importância da respiração funciona para o mesmo motivo: estar conectado com o momento presente. A importância da respiração no yoga já é tomada em conta desde muitos anos atrás, muito antes de se tornar popular também para o dia-a-dia. Esta é exatamente a característica que distingue o yoga de qualquer outra atividade física.
A respiração consciente produz efeitos rapidamente perceptíveis em como executamos nossas atividades e como controlamos o nosso foco para qualquer coisa que estamos fazendo. Neste texto iremos aprofundar um pouco mais sobre os verdadeiros efeitos da respiração consciente, assim como a importância desta para aplicar em nossas vidas.
A importância da respiração consciente
A respiração é obviamente essencial para a nossa existência. A maioria de nós respiramos inconscientemente apenas pelo fato de estar vivo. No entanto, a respiração tem uma grande importância para nossas emoções, assim como quando notada, pode dizer muito sobre como nós estamos nos sentindo no momento e nos ensina a conhecermos melhor.
Quando estamos tristes, felizes, com saudade, melancólicos, preocupados, ou qualquer outra emoção, estas influenciam diretamente em nossa respiração. Quando controlamos nossa respiração, este esforço faz com que possamos também controlar as nossas emoções. Incrível não é mesmo?
O processo é bem simples. Temos de nos treinar a estar mais atentos a como respiramos, assim como a intenção que colocamos nela. Desde quando acordamos, quando sentimos alguma reação emocional, precisamos estar treinando o nosso corpo e mente a perceber como está a nossa respiração. Este ato nos evitará deixar com que as emoções nos controlem, mas que nós controlemos as nossas emoções.
Quanto mais colocamos intenções em nossas respirações e habituamos o nosso corpo a percebemos como a realizamos, este processo começa a se tornar automático e cada vez mais frequente, dando-nos a oportunidade a estar cada vez mais conscientes e estáveis emocionalmente.
Respiração em yoga
A importância da respiração consciente em yoga funciona pelo simples fato de nos trazer para o momento presente, assim como ter uma prática tanto física quanto mental.
A prática do yoga não é somente um exercício físico, e se você está realizando a prática sem focar em sua respiração, precisa experimentar a prática da respiração consciente. Os resultados são extremamente perceptíveis e farão com que a sua prática tenha um resultado completamente diferente.
O exercício da respiração consciente no yoga é uma excelente prática para tornar este ato cada vez mais natural também para outros ambientes em nossa vida. Pratique a respiração consciente tanto no yoga quanto em seu cotidiano e tente se lembrar desta com cada vez mais frequência.
Liberação do sofrimento
Se você parar para refletir, irá perceber que quando temos um pensamento que disturba a nossa mente, este irá influenciar diretamente a nossa concentração, assim como nos produz um sentimento de sofrimento. Quanto mais insistimos com este pensamento, mais longa e intensa será também a sensação de sofrimento.
Dor e sofrimento não são a mesma coisa. A dor não é possível evitar, por exemplo, quando um parente querido morre, quando terminamos um relacionamento, brigamos com algum amigo ou famílias. Já o sofrimento é o sentimento produzido pela nossa mente, quanto mais focamos nesta dor, maior será o sofrimento.
A respiração é uma excelente ferramenta para se livrar do sofrimento. Quando nos sentimos tristes, precisamos focar em como estamos respirando e alterar o modo que estamos fazendo para um estado mais calmo, estável e consciente. Será facilmente possível perceber a alteração rápida em nosso emocional.
E você, realiza a prática da respiração consciente no yoga e no cotidiano?